5 Livros Essenciais do Autor China Miéville
A ficção especulativa de China Miéville ampliou os horizontes do que entendemos por fantasia. Frequentemente explorando ficção científica e fantasia na veia de Gormenghast, as histórias de Miéville trazem a ficção bizarra e estranha para o primeiro plano, e suas obras são sempre envolventes.
Esta postagem contém links de afiliados, se você tiver a gentileza de comprar um livro por meio de meus links de afiliados, receberei uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você
A cidade e a cidade
A Cidade e a Cidade é o romance escrito da perspectiva de um detetive, a história explora duas cidades que compartilham o mesmo espaço mundo, apesar de serem entidades políticas totalmente diferentes. Os cidadãos são treinados para reconhecer a arquitetura, a moda e a linguagem de sua própria cidade, ignorando a outra. Quando uma investigação de assassinato cruza as fronteiras de Besźel e Ul Qoma, segredos e questionamentos são colocados em discussão. É um livro incrível que explora a loucura da burocracia e cria uma luz sobre aquilo que somos forçados a sempre ignorar.
Railsea
O autor, que nunca foi limitado ao gênero literário da ficção científica, faz de Railsea sua versão própria Young Adult de Moby-Dick. Aqui, os navios são substituídos por trens, o oceano por um mar de trilhos e a baleia-branca se torna uma toupeira albina gigante que afunda trens.
Muito de Railsea foi estabelecido em seu romance The Scar. O livro é bastante inventivo, com um ritmo excelente e equilibra seus momentos mais questionadores com um tom mais leve do que alguns de seus outros livros. É uma excelente porta de entrada quem quer conhecer mais do autor.
The Last Days of New Paris
O romance é ousado já em sua capa, que apresenta uma novela curta com um cadáver requintado e surrealista de Andre Breton, Jacqueline Lamba e Yves Tanguy. Não somente, mas seu posfácio reconta como a história foi inicialmente planejada.
A história é a seguinte: durante a Segunda Guerra Mundial, uma bomba S (Surrealista) é lançada em Paris, dando vida às obras de arte. A arte Parisiense luta contra nazistas, que também abriram os portões do inferno para convocar demônios para a luta. Por mais doida que seja, essa história alternativa é deliberadamente selvagem, focando na arte e no surrealismo como uma simbologia de protesto e rebelião ao conservadorismo. Um livro denso, mas perfeito para conhecer a abordagem única e criativa de Miéville.
Kraken
O apocalipse iminente começa quando uma lula gigante é sequestrada do Museu de História Natural de Londres. Exceto que ter o mundo acabado de uma maneira significa que não terminará de outra; por exemplo, os Krakenistas podem ficar felizes, mas outros cultistas estão decididamente menos satisfeitos e querem inaugurar seu Armagedom particular. Sim, em vez do tropo usual de ficção científica de lutar contra o apocalipse, Kraken eleva a fasquia ao colocar nossos heróis contra duelos apocalípticos!
Como toda a melhor ficção científica, pega conceitos ridículos e os trata com seriedade mortal. É raro um romance ser terrivelmente cheio de suspense e engraçado, mas este certamente acerta em tudo que se propõem.
Estação Perdido
O romance porta de entrada para o mundo de Bas-Lag do autor. A cidade de New Crobuzon é assustadoramente bem planejada, mas com seu governo assustadoramente opressivo. Homens de cactos convivem com Khepri com cabeça de escaravelho. Uma aranha cósmica conhecida como Weaver tece novas teias de realidade enquanto fala constantemente em verso livre. Slake-Moths drenam a mente das pessoas. Mieville faz malabarismos com ideias suficientes para alimentar uma série de fantasia épica, e aqui as condensa em um único volume pesado. É um belo mundo criado e uma cidade incrivelmente detalhada de fantasia urbana.
Gostou de algum dos livros? Basta clicar nas imagens para adquirir sua próxima leitura.
Qualquer um dos livros de China Mieville pode te oferecer algo absurdamente novo como fascinante. Além disso, ele nunca usará um tropo literário ou clichê sem dar seu próprio toque imaginativo. Para os fãs de fantasia e ficção cientifica, o autor pode e é a escolha certa para descobrir mundos fantásticos estranhos e histórias que vão ficar ainda por muito tempo em sua imaginação.