5 Livros de Ficção Científica Sobre Terror no Espaço Imperdíveis
Explorar os confins do espaço sempre foi um fascínio humano, mas e se nesse vasto desconhecido nos deparássemos com horrores indescritíveis? A ficção científica de terror espacial mergulha os leitores em cenários cósmicos assustadores, onde o medo ganha uma dimensão ainda mais aterradora. Neste artigo, embarcaremos em uma jornada pelo universo do desconhecido, revelando 5 livros de ficção científica de terror no espaço que certamente vão enviar arrepios pela espinha.
Gideon, a Nona: Saga do túmulo trancafiado de Tamsyn Muir
Gideon cresceu entre freiras hostis e decrépitas, cercada por asseclas anciões e uma miríade de esqueletos. Agora, ela está determinada a fugir da vida de servidão e escapar de uma pós-vida como um cadáver reanimado. Agarrando sua espada, seus sapatos e suas revistas provocantes, ela planeja uma fuga audaciosa. No entanto, sua nêmesis de infância tem um último pedido antes de deixá-la partir.
Harrowhark Nonagesimus, a Reverenda Filha da Nona Casa e uma bruxa de ossos extraordinária, é convocada para uma missão. O Imperador convoca os herdeiros de suas leais Casas para um teste mortal de habilidade e inteligência. Se Harrowhark triunfar, tornar-se-á uma serva imortal e poderosa da Ressurreição, mas nenhum necromante pode ascender sem seu cavaleiro. Sem a espada de Gideon, o fracasso de Harrow significará a queda da Nona Casa.
Entretanto, nem tudo encontra redenção fora dos túmulos.
Dead Silence de S.A. Barnes
Titanic encontra Event Horizon neste romance de ficção científica de terror, no qual uma mulher e sua tripulação embarcam em um cruzeiro de luxo perdido há décadas e descobrem os destroços de um pesadelo que ainda não terminou.
Claire Kovalik está a poucos dias de ficar desempregada e se tornar obsoleta quando sua equipe de reparo de faróis capta um estranho sinal de socorro. Sem nada a perder e nenhum desejo de voltar à Terra, Claire e sua equipe decidem investigar.
O que encontram é chocante: a Aurora, uma famosa nave de luxo que desapareceu em sua primeira viagem pelo sistema solar há mais de vinte anos. Uma reivindicação de salvamento como essa poderia garantir um futuro tranquilo a Claire e sua tripulação. Mas uma rápida busca na nave revela que algo não está certo.
Sussurros na escuridão. Lampejos de movimento. Mensagens escritas em sangue. Claire precisa lutar para manter sua sanidade e descobrir o que realmente aconteceu na Aurora antes que ela e sua equipe encontrem o mesmo destino horripilante.
Six Wakes de Mur Lafferty
Neste thriller de ficção científica indicado ao prêmio Hugo, escrito por Mur Lafferty, uma equipe de clones desperta a bordo de uma nave espacial para descobrir que estão sendo caçados – e qualquer um deles pode ser o assassino.
Maria Arena desperta em um tanque de clonagem manchado de sangue seco. Ela não tem lembrança de como morreu. Isso é novo; antes, quando ela havia acordado como um novo clone, sua primeira lembrança era de como ela morreu.
O tanque de Maria é um dos sete, cada um deles contendo o clone de um membro da tripulação da nave estelar Dormire, cada clone esperando sua encarnação anterior morrer para poder acordar. E Maria não é a única a morrer recentemente…
Desvende o ousado novo thriller de ficção científica que Corey Doctorow chama de “livro de destaque” de Mur.
The Luminous Dead de Caitlin Starling
Indicado ao Prêmio Bram Stoker de Melhor Primeiro Romance!
“Essa obra de força intensiva claustrofóbica, com inclinação ao horror, é altamente recomendada para fãs de ‘Aniquilação’ de Jeff VanderMeer e ‘O Marciano’ de Andy Weir.” — Publishers Weekly (avaliação com estrelas)
Um emocionante e atmosférico romance de estreia com a intensidade de “O Marciano” e “Gravidade”, e o medo insidioso de “Aniquilação”, no qual uma exploradora de cavernas em um planeta desconhecido se encontra em uma aterrorizante jornada psicológica e emocional pela sobrevivência.
Quando Gyre Price mentiu para conseguir participar dessa expedição, ela pensou que estaria mapeando depósitos minerais e que seus maiores problemas seriam desmoronamentos de cavernas e falhas no equipamento. Ela também achou que o generoso pagamento – o suficiente para tirá-la do planeta e trilhar o caminho de sua mãe – significaria que ela teria uma equipe de superfície habilidosa, monitorando seu traje e ambiente, mantendo-a segura. Mantendo-a sã.
Em vez disso, ela teve Em.
Em não vê nada de errado em controlar o corpo de Gyre com drogas ou em reter informações cruciais para “garantir a operação tranquila” de sua expedição. Em sabe tudo sobre as credenciais falsificadas de Gyre e não hesita em usá-las como uma coleira – e um chicote. E Em também tem segredos…
Conforme Gyre desce, pequenas inconsistências – suprimentos desaparecidos, mudanças inesperadas na rota e, pior ainda, mudanças nas motivações de Em – a levam para fora de suas profundezas. Perdida e desorientada, Gyre encontra seu senso de controle cedendo lugar à paranoia e à raiva. Sozinha neste lugar misterioso e mortal, cercada pela escuridão e pelo desconhecido, Gyre deve superar mais do que apenas o terreno perigoso e o Escavador que chama o subterrâneo de lar, se quiser sair viva – ela deve confrontar os fantasmas em sua própria mente.
Mas por que ela não consegue se livrar da sensação de estar sendo seguida?
Dark Orbit de Ives Gilman
Da autora Carolyn Ives Gilman, indicada aos prêmios Nebula e Hugo, chega “Órbita Sombria”, um envolvente romance que apresenta contato alienígena, mistério e assassinato.
Relatos sobre um estranho e novo planeta habitável chegaram aos Vinte Planetas da civilização humana. Quando uma equipe de cientistas é reunida para investigar esse mundo, a exoetnóloga Sara Callicot é recrutada para ficar de olho em um companheiro de equipe instável. Thora já foi membro da elite interplanetária, mas desde que suas visões proféticas ajudaram a mobilizar uma revolta em Orem, ela foi banida para as regiões mais distantes do espaço, devido ao risco de que sua mera presença possa reacender a agitação.
Ao chegarem, a equipe encontra um planeta extraordinário e cristalino, carregado de matéria escura. Então, um membro da equipe é assassinado e Thora desaparece misteriosamente. Pensado como não habitado, o planeta é na verdade lar de uma espécie cega e consciente, cujos membros navegam por seu mundo com um vocabulário bizarro e percepções extrasensoriais.
Perdida nas profundas fendas do planeta entre essas pessoas, Thora precisa enfrentar seus demônios e aprender a compreender os habitantes nativos para encontrar seus colegas de equipe e alertá-los sobre um perigo iminente. Mas sua tarefa mais difícil pode estar em persuadir a equipe de que alguns poderes estão além dos limites da ciência.
Menção Honrosa | Dead Space
O romance, Martyr, é uma prequela do jogo. O geofísico Michael Altman se junta a uma equipe que escava uma cratera subaquática. A proximidade com o artefato que descobrem, chamado ‘O Marcador Negro’, causa visões de mortos, sonhos vívidos e assassinatos violentos. Esta é a história da origem do ‘Marcador Negro’, da fundação da Igreja da Unitologia e de uma descoberta que mudará o mundo.
Catalyst é o segundo romance da franquia multimilionária de videogames Dead Space, do premiado autor BK Evenson.
Duzentos e cinquenta anos no futuro, a extinção ameaça a humanidade. Adulterando a tecnologia perigosa do Marcador Negro – um antigo artefato alienígena descoberto na Terra oitenta anos antes – Earthgov espera salvar a humanidade. Mas a influência do Marcador reanima cadáveres em pesadelos grotescos e violentos. Mergulhada em desespero, engano e arrogância, a história dos Marcadores revela nosso futuro sinistro….
Os irmãos Istvan e Jensi cresceram sob a cúpula mais pobre de Vinduaga. Jensi sempre cuidou de Istvan, que às vezes ataca em episódios repentinos de paranóia violenta. Quando Istvan é enviado para outro mundo, para uma prisão de segurança máxima, Jensi está determinado a segui-lo e encontrar uma maneira de manter seu irmão seguro. Mas os guardas da prisão guardam um segredo horrível, que levará os dois irmãos à beira de algo muito maior e mais sombrio do que alguma vez imaginaram.
Gostou de algum dos livros? Basta clicar nas imagens para adquirir sua próxima leitura.
À medida que fechamos as páginas desses livros de ficção científica de terror espacial, somos lembrados de que, mesmo nas estrelas mais distantes, nossos medos mais profundos podem nos encontrar. A imaginação dos autores nos transporta para um cosmos sombrio e desconhecido, onde as fronteiras entre o terror e a exploração se misturam de maneira arrepiante. Seja em naves sinistras ou estações espaciais abandonadas, essas histórias nos lembram que, mesmo no vácuo do espaço, o medo pode ecoar eternamente.
2 Comentários
Antônio Fábio
Olá Raphael, obrigado pelas dicas,livros de fantasia, terror/horror e suspense são os meus livros preferidos,e essa combinação de terror +ficção científica me lembra muito um jogo chamado Dead space, não sei se vc conhece,um jogo de terror e ação que se passa em um outro planeta ou é uma base especial (não lembro agora rsrs) mas enfim que vc possa trazer mais dicas de livros sobre esse tema.
Um abraço
Raphael
Oi Antônio,
Essa lista foi criada pensando justamente no Dead Space, hehehehhe. Um grande jogo. Você me lembrou de que posso adicionar como menção honrosa os livros.
Pode deixar, terá mais dicas de livros.
Abração!