o que é fantasia urbana com definição e exemplos
Carreira Literária

O Que é Fantasia Urbana? Definição e Exemplos

A fantasia urbana é um dos subgêneros de fantasia que está em evidência nos últimos anos. De modo geral, essa vertente aproxima universos fantásticos com lobisomens, vampiros e fadas em um contexto mais urbano, trazendo essas narrativas para nossa realidade.

Este novo movimento está redefinindo o gênero de fantasia como conhecemos, então para conhece-lo, este guia vai desmitificar seu conceito e apresentar dicas sobre como escrever fantasia urbana. Vamos lá?

O que é fantasia urbana?

A fantasia urbana descreve um subgênero de fantasia em que o mundo real colide com o mundo sobrenatural. A princípio, pode parecer simples, mas a fantasia e seus subgêneros são versáteis, tornando a definição bastante aberta, mas no geral a história costuma se passar em:

  • uma cidade em um mundo alternativo,
  • cidade no mundo moderno, ou
  • o mundo moderno em si.

Urbano é sinônimo de cidade, de histórias nos grandes centros, por isso a definição anterior. Entretanto, em uma fantasia urbana, o enredo precisa ser uma fantasia com elementos sobrenaturais que se ambientem em nosso mundo e nos tempos modernos.

Os enredos de fantasia urbana geralmente também podem apresentar ambientação mais fortes, como cenas de ação, mundo noir e história em um enredo procedimental. Como disse, esse subgênero é bastante versátil e é o que vamos nos aprofundar.

Como isso difere do romance paranormal?

A fantasia paranormal e a fantasia urbana são enredos que se confundem com muita frequência. Em suma, ambos são ficções especulativas com elementos sobrenaturais em um cenário do mundo real e que podem apresentar uma trama romântica.

Por outro lado, o romance mesmo sendo trama principal e com elementos paranormais, as fantasias urbanas são conhecidas por terem violência e tons que podem ficar tão sombrios que chegam a inserir pitadas do gênero de terror.

Com isso em mente, vamos ver exemplos de como a fantasia urbana é construída.

Exemplos de fantasia urbana

Claro que a melhor maneira de aprender o que é fantasia urbana é através de exemplos de alguns dos livros de fantasia urbana mais famosos.

Deuses Americanos de Neil Gaiman

A história central deste romance é de que os deuses antigos e outras criaturas apenas existem porque as pessoas acreditam nelas. Os imigrantes que chegaram aos Estados Unidos levaram consigo suas crenças, mas com o tempo os seres foram diminuindo à medida que estes pararam de acreditar neles. Agora, surgiram novos deuses que refletem as obsessões dos americanos como a mídia, tecnologia, meio empresarial, entre outros.

Por que é uma boa história de fantasia urbana? Deuses Americanos é um clássico que explora a fusão do mundo de fantasia com o mundo moderno, explorando e superando as expectativas do gênero com um enredo inovador.

Os Magos (The Magicians), de Lev Grossman

Quentin Coldwater é um estudante do Brooklyn que frequenta uma escola avançada. Além disso, adora uma série de livros chamados “Fillory and Further” e no dia de sua entrevista em Princeton, Quentin é transportado para Brakebills, a única escola de magia na América do Norte.

Por que é uma boa história de fantasia urbana? Mais um clássico do gênero e que explora a fusão de fantasia e mundo real, tendo sido considerado como um Harry Potter para adultos.

Shadowrun, franquia famosa de RPG

cyberpunk futuristic shadowrun fantasia urbana rpg
Imagem do RPG Shadowrun, uma fantasia urbana mundialmente famosa

O jogo de RPG Shadowrun entra nesta lista por seu universo ficcional rico que explora um misto de temas, como o cyberpunk, criminalidade, horror, espionagem e fantasia urbana é claro.

Por que é uma boa história de fantasia urbana? Desde sua criação lá em 1989, é um dos RPGs mais populares e gerou uma vasta franquia que inclui livros, cardgames, vídeo games e muitos outros.

Como escrever fantasia urbana?

Aprendemos o que é a fantasia urbana e temos exemplos interessantes para descrevê-la. Agora, é hora de mostrarmos dicas de como você pode escrever sua história.

Conheça os elementos de enredo

A fantasia urbana não é muito diferente da fantasia convencional. Por sua vez, se você deseja escrever este gênero deve entender também como escrever um livro de fantasia e pegar de lá insights muito importantes, pois vamos falar agora dos elementos recorrentes deste tipo de narrativa.

Quem matou?, Whodunnit ou Who Done It: nas fantasia urbanas e de crime, as vezes noir, este recurso narrativa típico da ficção consiste, inicialmente, no assassinato de um dos personagens, desencadeando uma investigação acerca da identidade do assassino. Além disso, muitas séries de livros de fantasia urbana podem ter enredos policiais ou ainda tons de mistério.

Um tom sombrio: mesmo que possa usar de cenas de humor, boa parte é geralmente de comédia sombria.

Triângulos amorosos: Especialmente nas fantasias urbanas para jovens adultos, os relacionamentos não são o ponto principal da trama, mas é bem comum observar como as questões românticas são tão adversas e as vezes cruéis, fugindo do amor romântico.

Não tome seu conhecimento como garantia

Não quero ser radical, mas para os autores que escrevem neste gênero a tarefa mais difícil é passar aos leitores uma imagem verdadeira deste mundo. Em suma, os leitores já estão habituados a viverem nos grandes centros – ao menos é claro uma certa parte dos leitores – portanto, como em meio a familiaridade de cenário conseguimos tornar interessante essa fusão entre o mundo real e o ficcional?

Acima de tudo, você precisa definir sua fantasia em um centro urbano que os leitores possam ver com os olhos da mente – e é aqui que você tem a vantagem sobre a fantasia, pois os leitores realmente são capazes de visitar o seu cenário.

De exemplo, a série de livros The Southern Vampire Mysteries, ou mais conhecido como True Blood. A série é narrada pela perspectiva de Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata da fictícia cidade de Bon Temps, na Louisiana. Em resumo, mesmo que a autora tenha usado uma cidade fictícia, no livro temos outras cidades reais como Shreveport e Dallas, o que torna os cenários não apenas verdadeiros como geograficamente interessantes.

Construir o mundo é essencial

Escreva seu livro inserindo criaturas sobrenaturais em uma cidade e você tem um livro de fantasia urbana – mas as coisas não funcionam bem assim não é mesmo? Uma boa fantasia urbana deve acertar na construção de mundo, com lógica e levantando questões como:

  • Como o sobrenatural afeta as classes sociais e a economia do meu mundo?
  • Como os seres sobrenaturais coexistem com os humanos e outros seres?
  • Se há magia em seu mundo, como funciona e quais suas regras?
  • Todos compartilham direitos e privilégios iguais?

Não é obrigatória sua história abordar diretamente essas questões. Porém, sabemos que a construção de mundo rica e em camadas tornará seu livro potencialmente muito mais interessante e cativante.

Não se esqueça do básico

Agora, é muito importante de não se esquecer que como em qualquer livro, mesmo sendo fantasia, você precisa investir em uma boa histórica. Tenha sua ideia central encantadora, uma estrutura de enredo sólida e que seja capaz de suportar toda sua trama e subtramas.

Os livros de fantasia urbana também são apoiados em personagens cativantes. Além disso, investir em protagonistas que tenham motivações claras e histórias de fundos interessantes, sempre garante maior identificação com o leitor e não fará seu livro ser mais um na estante.


Você já aprendeu bastante como escrever seu livro de fantasia urbana, minha recomendação agora é que leia o maior número possível dos livros do gênero, para que saiba quais sãos os elementos principais de enredo que outros autores estão usando e com isso aprimore a sua capacidade de escrita.

Você escreve ou lê fantasia urbana? Deixe sua opinião e recomendações de livros nos comentários abaixo.

Separei alguns conteúdos sobre como escrever um livro nos mais diversos estilos especialmente para você!

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.