Ponto de Vista: um guia pelos principais tipos
O ponto de vista é frequentemente a primeira grande escolha que um escritor deve fazer antes de começar a esboçar qualquer tipo de ficção. Você pode usar qualquer ponto de vista para contar uma história, mas nem todos eles são adequados para a história que você deseja contar. Neste artigo, desbravaremos cada um dos quatro principais pontos de vista e suas variações.
O que é Ponto de Vista?
Ponto de vista, do inglês Point of View ou conhecimento na sua abreviatura, POV, é a perspectiva a partir da qual uma narrativa é contada. Indica quem está contando a história e como as informações estão sendo filtradas para o público:
- A primeira pessoa emprega os pronomes “eu” ou “nós”.
- A segunda pessoa é contada através do pronome “você”.
- Terceira Pessoa usa “ele”, “ela” e “eles”.
A Importância dos Pontos de Vista
Quando certos pontos de vista são comuns em um gênero, tende a ser por um bom motivo. Os romances policiais modernos raramente têm narradores oniscientes, já que a diversão do livro geralmente envolve tentar resolver um mistério ao lado do protagonista. Os romances de jovens adultos (Young Adult) costumam estar na primeira pessoa e permitem que as vozes dos personagens principais venham à tona. Agora, POVs populares em gêneros literários incluem:
- Jovem adulto: muito na primeira pessoa, mas a terceira pessoa limitada também é popular.
- Fantasia épica: terceira pessoa onisciente e limitada.
- Mistério, thriller e suspense: terceira pessoa limitada.
- Romance: Primeira pessoa e terceira pessoa limitada.
Os Principais Tipos de Pontos de Vista
Nesta seção, examinaremos rapidamente todos os principais pontos de vista e explicaremos seus pontos fortes e potenciais armadilhas.
Primeira Pessoa
Uma narrativa em primeira pessoa é uma extensão da maneira como contamos histórias todos os dias. Frequentemente, o narrador em primeira pessoa será o protagonista — por exemplo, a personagem titular de “A Amiga Genial”.
Vantagens do Ponto de Vista em Primeira Pessoa
Então, você está pensando em escrever uma história do ponto de vista da primeira pessoa. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais você pode querer fazer isso:
- Crie uma experiência de leitura envolvente.
- Crie um narrador não confiável.
- Estabeleça um tom e estilo distintos.
- Destaque outro personagem.
Segunda Pessoa
O ponto de vista da segunda pessoa dota o leitor do ponto de vista narrativo, pedindo-lhe que se coloque diretamente no espaço da cabeça de um determinado personagem: o protagonista ou uma personalidade secundária.
Vantagens do Ponto de Vista de Segunda Pessoa
Embora difícil de executar, um ponto de vista de segunda pessoa pode realizar uma série de objetivos.
- Aproxime o leitor da história.
- Reforce ideias e temas.
Terceira Pessoa
O ponto de vista da terceira pessoa usa pronomes de terceira pessoa, como “ele” e “ela” para relatar a história.
- Terceira Pessoa Limitada: Neste caso, o narrador só pode revelar os pensamentos, sentimentos e compreensão de um único personagem em um determinado momento.
- Terceira Pessoa Onisciente: A principal diferença com este ponto de vista é que os narradores oniscientes sabem tudo — o que significa que eles podem revelar tudo o que está acontecendo, aconteceu ou acontecerá no mundo da história.
Vantagens do Ponto de Vista Limitado por Terceira Pessoa
Quando usado corretamente, o ponto de vista limitado da terceira pessoa.
- Ganhe a confiança do leitor.
- Amplie e afaste os pensamentos íntimos de um personagem.
- Alterne entre vários pontos de vista limitados de terceira pessoa, se necessário.
Vantagens do Ponto de Vista Onisciente de Terceira Pessoa
Quando implantado com habilidade, o ponto de vista onisciente pode;
- Conduzir múltiplos estudos de personagens.
- Aprofunde a construção do mundo.
- Crie uma voz autoral distinta.
Conclusão
Este artigo forneceu uma visão abrangente dos diferentes pontos de vista que um escritor pode adotar ao criar sua narrativa. Cada ponto de vista possui suas próprias vantagens e desafios, e a escolha certa depende da história que se deseja contar. Para aprofundar seu conhecimento sobre pontos de vista na escrita, você pode contratar meus serviços de mentoria para estruturar o seu romance e encontrar o tom ideal para sua narrativa.