como encontrar um agente literario em 6 passos simples
Carreira Literária

Como Encontrar um Agente Literário em 6 Passos Simples

A maioria dos autores de primeira viagem deseja encontrar um agente literário assim que terminar de escrever seu manuscrito. Afinal, agora que você escreveu o melhor livro possível, ele merece ser lido – começando com aquele agente importantíssimo que pode ser sua chave para o sucesso no mundo literário.

Mas conseguir o melhor agente para o seu livro é mais fácil falar do que fazer, e certamente não é conseguido tirando um novo rolo de moedas e ligando para todas as agências de São Paulo. Para encontrar o agente literário certo para o seu projeto, você terá que ser o seu melhor defensor – e isso significa investir tempo e esforço para pesquisar cuidadosamente os agentes e suas agências, diretrizes de envio e listas de desejos.

Neste post, revelamos um processo de 6 etapas aprovado profissionalmente para encontrar agentes literários que podem ser perfeitos para você. Primeiro, confirme se você e seu livro estão prontos para um agente respondendo a este teste rápido de 1 minuto abaixo.

1. Determine se você realmente precisa de um agente literário

Se você é um autor de ficção, a resposta curta para saber se você precisa de um agente literário é: geralmente. Se você é um autor de não ficção, é um pouco mais obscuro.

Quase todos os autores de ficção exigem a representação de um agente literário se seu livro for produzido por uma editora tradicional. E isso também é verdade com algumas formas de não ficção geral – como histórias, memórias e biografias.

Além do seu gênero, pare um momento para considerar suas próprias ambições. Se você está escrevendo em um gênero convencional e pretende ser publicado por uma grande editora como a Penguin Random House ou HarperCollins, você precisará definitivamente de um agente literário. No entanto, livros em um gênero de nicho podem encontrar um público mais receptivo em impressoras de médio ou pequeno porte – que, por sua vez, estão mais dispostas a considerar manuscritos não patenteados.

Quem não precisa de agente literário?

Se você deseja publicar uma coleção de poesia, pode encontrar uma editora independente para assumir sua obra-prima. A grande maioria dos livros educacionais e acadêmicos também são encomendados diretamente da editora. Se você estiver escrevendo em um desses campos, é possível – desde que você tenha as credenciais corretas como autor, uma proposta bem fundamentada e um roteiro de qualidade – fazer com que seu livro de não ficção seja aceito por uma editora que está aceitando propostas não solicitadas.

Claro, se você está optando pela autopublicação, então definitivamente não precisa de um agente literário para divulgar seu livro ao mundo!

2. Faça uma lista de agentes literários em seu nicho

Lembre-se de que a maioria dos agentes está em busca de novos autores para representar. Eles estão morrendo de vontade de seu cliente ideal chegar até eles. Para realizar seus sonhos, agora é sua tarefa descobrir:

Quem são esses agentes e a melhor forma de contatá-los.

Você também pode dar uma olhada nas páginas de agradecimentos de livros semelhantes ao seu: pode apostar que seus autores favoritos agradecem a seus agentes lá. Ou, como estamos no século XXI, você pode simplesmente pesquisar no Google “agente de [nome do autor]” e ver o que surge.

3. Pesquise e avalie exaustivamente cada agente

Aqui estão as cinco perguntas principais que você deseja responder em sua pesquisa sobre agentes literários individuais:

  • Eles representam livros do meu gênero?
  • Eles estão abertos a perguntas no momento?
  • Eu trabalharia bem com eles?
  • Qual é a sua lista de clientes e histórico?
  • Eles são um artista de embuste?

Agora, como você responderá a essas perguntas? Bem, verificar o site do agente deve responder às perguntas 1, 2 e 4 com bastante facilidade.

Sempre pesquiso o agente fora do site deles primeiro. Acho que uma das melhores maneiras de resolver isso é ir novamente online. Eu o uso para examinar agentes e editores. Os fóruns são ativos e são muito úteis: se um autor tem uma experiência boa ou ruim com um agente, eles compartilham.

Evite agentes de taxas iniciais

Não importa o que aconteça, tenha em mente esta regra rígida: evite agentes que pedem uma taxa inicial. Não importa se eles chamam de desenvolvimento profissional ou dizem ser para cobrir os custos de edição. Um agente que pede um pagamento preventivo não é legítimo.

4. Envie uma carta personalizada

Uma boa parte da semana de cada agente é gasta na lama – a pilha interminável de cartas de autores em busca de representação. Por um lado, você pode pensar, nossa! Como posso ser visto em uma pilha tão grande? Mas você realmente deveria olhar para isso com a atitude de, uau! Esses agentes estão realmente ansiosos para encontrar seu próximo cliente!

Com isso em mente, sua carta (seu primeiro ponto de contato com um agente) deve ser perfeita. Temos um guia detalhado para escrever um Book Proposal (que vem com um modelo), mas se você não quiser entrar na toca do coelho neste segundo, aqui estão três dicas importantes.

Sempre leia as diretrizes de envio de um agente

Alguns podem pedir um capítulo de amostra, outros não. Um pode querer que você duplique o espaço, outro pode exigir um único. Além de garantir que eles recebam o que precisam para fazer uma avaliação, as diretrizes de envio também servem como um teste idiota rudimentar: se este autor não segue nossos padrões, significa que ele não os leu (e é preguiçoso) ou eles não entenderam instruções simples (o que não é o que queremos em um parceiro de negócios).

Certifique-se de personalizar cada carta

Você vai querer entrar em contato com muitos agentes; por isso, é tentador criar uma carta padrão para todos. Mas lembre-se de que os agentes leram incontáveis ​​cartas de apresentação padronizadas e podem farejá-las a uma milha de distância. É por isso que a pesquisa da etapa 2 é importante: ela mostrará às pessoas que você realmente se importa.

5. Sempre faça acompanhamento se ficar no vácuo

Todos olhamos um e-mail e pensamos: “Chegarei a isso mais tarde”, apenas para esquecê-lo até sermos lembrados. Bem, isso acontece com os agentes também! Se você não receber uma resposta deles, não é indelicado acompanhar e perguntar se sua Book Proposal foi perdida na ordem aleatória. Frequentemente, o agente ficará grato por você os ter lembrado.

Novamente, leia as diretrizes de envio do agente. Em muitos casos, eles até dirão quantas semanas você deve esperar antes de fazer o acompanhamento. Mas se não o fizerem, então quatro a seis semanas é uma boa regra (errando perto de seis, talvez).

6. Não diga apenas sim para o primeiro agente

Supondo que os agentes cavem sua carta de apresentação e amostra, e adorem seu manuscrito após solicitarem e lerem… e depois? Em linhas gerais, vocês dois discutirão como o agente pode ajudar a desenvolver seu livro e sua carreira e, em seguida, eles lhe oferecerão uma representação.

Emocionante, certo? Mas antes de correr freneticamente para assinar todas as linhas pontilhadas, certifique-se de que são o agente certo para você. Não é indelicado consultar vários agentes simultaneamente, então você não precisa mentir ou encobrir isso. Um agente não se sentirá insultado por você ousar considerar outras opções. Afinal, se eles gostarem do seu livro o suficiente para querer representá-lo, outras pessoas também gostarão.

Lembre-se de que você também pode optar por deixar um agente a qualquer momento se as coisas não estiverem funcionando. Lembre-se de que, no início de sua carreira, você não quer uma reputação de alguém que troca de agente a cada livro. Isso fará com que editores, agentes e outros guardiões de publicações presumam que você é difícil de trabalhar.

Portanto, seja educado, seja sincero e não se precipite em nenhuma decisão. Como você só tem uma chance ao consultar um agente, certifique-se de acertar! Claro, é provável que você experimente alguns contratempos ao consultar. Mas se você permanecer paciente e determinado em sua busca, você encontrará seu parceiro de negócios de longo prazo e sua alma gêmea criativa mais cedo ou mais tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.