guia autopublicacao amazon kdp
Marketing Para Escritores

Guia de Autopublicação na Amazon KDP

Aprender como fazer sua autopublicação na Amazon pode ser intimidante, especialmente se você é um autor iniciante. Além disso, tem muito profissional que dá conselhos irreais sobre a plataforma e acaba confundindo diversos escritores.

Mas, acredite ou não, é muito prático e fácil colocar seu livro na Amazon e eu posso provar o que estou dizendo.

Antes de mais nada, você tem uma conta KDP? Caso não tenha, pula para a página do Kindle Direct publishing e configure um login baseado na sua conta da Amazon, ou crie um novo. Com o preenchimento lá do seus dados, você está pronto para começar.

Passo a passo da autopublicação na Amazon

Passo 1: Crie um novo livro

Após configurar suas informações pessoas e financeiras, você verá que um painel tem a seção chamada, criar um novo livro, com duas opções abaixo: eBook Kindle ou Capa Comum.

autopublicação na Amazon acesso para criar um novo livro

Para fins deste guia, vamos apenas compreender como configurar a versão em eBook, embora o processo em ambas seja semelhante. Por sua vez, depois de selecionar o tipo do livro que estamos criando, seremos levados a uma página com três guias separadas para cada detalhe do livro.

As guias são:

  • Detalhes do eBook Kindle
  • Conteúdo do eBook Kindle
  • Preço eBook Kindle

Os primeiros itens a serem preenchidos são:

  • Idioma do livro
  • Título (e subtítulo quando aplicável)
  • Indicação de série, caso faça parte de uma já publicada
  • Número da edição, caso seja uma nova de um livro seu já existente
  • Nome do Autor
  • Colaboradores (que dispõem um segundo autor, o editor, ilustrador, fotográfico ou ainda tradutor)
  • Direitos de publicação, se os possui ou se é de domínio público
  • Faixa etária para o livro

Apesar de serem três seções, este guia de autopublicação na Amazon abordará passo a passo conforme sua importância. Portanto, após preencher os dados anteriores, seguimos.

Passo 2: insira a descrição do seu livro

Um dos itens mais importantes que você precisa adicionar ao seu livro é uma descrição que não apenas venda sua histórica, mas entregue uma sinopse do seu livro.

As descrições de livros na Amazon são praticamente o que encontramos ao folhearmos as orelhas de um livro. Além disso, algumas apresentam informações e comentários de revistas e grandes portais sobre a obra, mas também é possível adicionar negrito e itálico, tornando sua descrição visualmente mais atraente e de fácil leitura.

Passo 3: Configure suas palavras-chave e categorias

A configuração de palavras-chave e categorias é bastante fácil no KDP, sendo assim gaste um tempo aqui pensando quais os melhores termos e locais o seu livro deve estar.

Preencher esses campos pode ser intimidador, não vou te culpar por pensar assim. No final, pesquise e faça alguns testes, digite diferentes pesquisas na Amazon, veja quais livros são indicados pela plataforma e vasculhe livros de autores que acredita escreverem no seu mesmo estilo.

Em suma, descubra quais categorias e palavras estão sendo usadas para referencia-los e encontre as palavras-chaves perfeitas para seu cadastro.

O KDP permiti que você selecione até sete palavras-chave e duas categorias para inserir o seu livro. Não tenha medo de testar opções a todo o momento, você poderá alterar mais tarde sempre que desejar.

Alguns modos fora da plataforma que você pode pesquisar palavras-chaves é pelas seguintes ferramentas gratuitas:

  • Ubersuggest: O site limite três pesquisas por dia o que pode ser ruim, mas aqui você pode usar a ferramenta e pesquisar por livros, de terror por exemplo, e descobrir quais palavras estão relacionadas e o que você pode usar de termo.
  • AlsoAsked: Aqui você consegue pegar uma palavra e descobrir todas as pesquisas feitas por usuários, o que retorna alguns insights interessantes.
  • AnswerThePublic: Bem semelhante ao anterior, consegue também encontrar outras opções de termos interessantes.

Estas ferramentas são comumente usadas para descobrir insights da busca orgânica do Google, mas a Amazon tem um sistema muito parecido de busca, então usando as mesmas você estará a frente de muitos autores que não são habituados com o Marketing Digital.

Passo 4: faça upload do arquivo do seu livro

Com a primeira seção preenchida, na segunda para começar clique no botão “fazer uploud do manuscrito do eBook” em um dos formatos recomendados para eBooks Kindle: docx, EPUB e KPF.

O melhor formato para subir seu livro é em epub, para fazer a conversão basta subir seu livro no Google Docs e então salvar no formato. Em suma, muito mais fácil do que você estava esperando, não é mesmo?

Após selecionar seu manuscrito, você verá uma mensagem pop-up dizendo que está processando seu livro. Você não deve atualizar ou clicar fora desta página, pois isso pode levar alguns minutos!

Caso seu livro tenha passado pela avaliação de formato na Amazon, parabéns, tudo correu perfeitamente até agora.

Passo 5: faça upload da Capa do eBook

Um livro não vende sem uma capa interessante, o que não muda na autopublicação na Amazon.Portanto, você deve subir uma capa no formato JPEG ou TIFF, do tamanho de 1000 pixels de largura e 1600 pixels de altura.

Para adicioná-lo, basta clicar na opção de usar capa pré-existente e clicar para carregar a imagem. Este processo pode levar um tempo também, mas tudo dependo do peso da imagem que você carregou.

local para adicionar sua capa de livro na Amazon

Depois do upload for bem-sucedido, você poderá usar a ferramenta de “Pré-visualização do eBook Kindle” para ver como seu livro ficará nos mais diversos formatos.

É muito importante rever página a página para ver se está tudo ok antes de prosseguir, como conferir se a capa está aparecendo direito e se o conteúdo está como você o subiu anterioremnte.

Passo 6: defina um preço para o livro

Você deve saber que ao decidir o seu preço a Amazon oferece uma taxa de royalties de 70% sobre o e-book com preços entre R$5,99 e R$24,99 para poder receber royalties de 70%, e 35% sobre qualquer coisa fora dessa faixa.

Conforme você define seu preço, a Amazon calcula seus royalties estimados. Além disso, pode deduzir uma pequena “taxa de entrega” com base no tamanho do arquivo do seu livro e tudo isso é mostrado para você em tempo real.

imagem de preços da amazon

É possível expandir a seção de preços e definir individualmente por país. Se você não se importa com vendas internacionais, pode manter a opção no automático. Todavia, se quiser melhores resultados eu indico definir o preço manualmente para cada pais (de falantes de países lusófonos).

Dependendo do seu planejamento de Marketing, vender internacionalmente pode ajudar a impulsionar suas vendas. Imagine a situação de em Portugal seu livro estar vendendo bem, mas ao comparar com os preços de livros lá percebe que está acima do esperado, ao abaixar o preço naquele país, você pode aumentar suas vendas e desenvolver um público maior do que em terras nacionais.

Passo 7: inscreva-se no KDP Select (ou não)

Ao definir o valor do seu livro, é momento de questionar se deseja incluí-lo em alguns programas que a Amazon oferece.

KDP Select

Tenho um artigo completo sobre o KDP Select , então não vou me repetir neste, mas é bom falar dos dois benefícios principais para autores:

  • Inclusão no Kindle Unlimited; e
  • A capacidade de executar promoções gratuitas de livros e ofertas de contagem regressiva do Kindle para ajudar a divulgar seu livro

A escolha depende de objetivo como autor, pois ao se inscrever enquanto seu livro estiver cadastrado no KDP Select, você opta por tornar seu eBook uma exclusividade do Kindle.

Empréstimo de livro

Há um outro programa que você pode escolher e é mais ou menos o que parece, pois os leitores emprestem seu livro a outros por 14 dias (esse não tem meio da pessoa esquecer de devolver). É um recurso obrigatório para quem é cadastrado no Kindle Select na opção de royalties de 70%.

Você não perde em nada fazendo isso, aliais um usuário que recebe o empréstimo e adora o seu livro, poderá se tornar um novo leitor. Afinal, a indicação é uma das estratégias mais importantes em Marketing.

Passo 8: prepare-se para ser publicado

É chagado o grande momento que você estava esperando!

Neste momento recomendo reservar um tempo para pensar nos outros passos, avaliar bem cada um antes de de fato clicar em publicar. Em princípio, você não quer publicar seu livro com um erro e ter que acessar em outro momento para corrigir.

A autopublicação na Amazon é bem simples, mas quando você se sentir preparado, vá no botão “Publicar seu eBook Kindle” ou ainda se estiver com dúvida “Salvar como rascunho” e deixe para revisar com calma.

Quanto tempo meu livro vai demorar para aparecer à venda na Amazon?

A Amazon pode levar até 72 horas para aprovar seu livro e disponibilizá-lo para venda. Entretanto, se você seguiu as etapas corretamente o processo pode ser concluído em menos de um dia.


Pronto! Como acabamos de ver, a autopublicação na Amazon não é tão complicada quanto você pode imaginar. E para te ajudar também com outros conteúdos em sua jornada de autopublicação, aqui estão alguns artigos adicionais:

Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.