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Marketing Para Escritores

O Guia Essencial para Amazon Kindle Direct Publishing

Conhece a Kindle Direct Publishing? A KDP hoje é uma das maiores parceiras de autores independentes quando falamos do ato de autopublicação.

Desde 2007 o mundo dos leitores mudou após o lançamento do Kindle: o e-reader da Amazon, que trouxe para nós a possibilidade de guardar livros em um único lugar.

Assim como o Kindle mudou a forma que consumimos livros, também transformou o ato de publicação com a Kindle Direct Publishing, ou abreviado por KDP.

Neste artigo, vamos examinar os fundamentos de publicação na KDP e por que essa plataforma de publicação é tão importante para autopublicação.

O que é KDP?

Kindle Direct Publishing é a plataforma de publicação da Amazon que permite que autores independentes se conectem com leitores em todo o mundo, sem passar por uma editora tradicional. Em pouca horas, qualquer pessoa pode criar uma conta, fazer upload de seus livros, converter para Kindle e vender pela Amazon – tudo sem nenhum custo.

Guia para publicação direta do Kindle |  Interface da página inicial do KDP
Publicar é tão simples quanto enviar um livro, adicionar alguns detalhes e clicar em “finalizar”. (Captura de tela: kdp.amazon.com)

A fácil acessibilidade levou diversos autores independentes a migrarem para a autopublicação, sendo alguns nomes que ganharam fama, Hugh Howey (Série Silo) e Andy Weir (O Marciano).

Além deles, outros autores de gêneros de nicho ganharam acesso a leitores que antes tinham dificuldade em encontrá-los. A princípio, o modelo tradicional de publicação e as livrarias são bastante competitivas o que impedia livros excelentes de verem a luz do dia.

Se você nunca publicou na Amazon e está com dúvidas de como configurar sua conta, acessa o nosso dê uma olhada em nosso Guia de Autopublicação na Amazon KDP.

Quais são os benefícios da publicação na KDP?

É bom deixar claro que não estou falando dos benefícios da publicação de forma independente em si, pois existem outras formas como o Clube de Autores, participação em concursos literários com prêmio de publicação e etc.

Portanto, vamos compreender as vantagens que a Amazon e a KDP têm sobre os concorrentes, como o Kobo e a Apple Books.

1. Amazon é a maior livraria do mundo

É inegável que a Amazon é a maior livraria do mundo digital, apesar de não dominar todos os mercados. Entretanto, em uma notícia do varejo no Brasil, a Amazon se tornou a maior vendedora de livros no país em 2020.

Mesmo que você autor independente tenha outras formas de vender seu livro, pode descobrir que as maiores vendas são de fato da loja Kindle.

2. A Loja Kindle é baseada em algoritmos, o que é uma boa notícia para autores independentes

A Amazon não possui uma equipe de Marketing que estará vendendo o seu livro, pegando e escolhendo quais os títulos a serem promovidos em determinados mês, pelo contrário, são os algoritmos que decidem o que e como apresentar.

Porque isso é uma boa notícia? A Amazon não está preocupada em vender best seller, seu intuito é vender para todos os grupos e nichos de públicos!

Tudo bem, claro que a plataforma quer vender o que dá dinheiro, mas os algoritmos exploram todas as oportunidades de vendas, o que permite que você autor tenha um público real a sua espera.

Autores independentes que publicam na Amazon e seguem as diretrizes dos algoritmos, não somente, mas com uma estratégia de marketing são capazes de manter seus livros posicionados em diversas categorias e conseguir excelentes vendas.

Se quiser mais informações sobre os algoritmos da Amazon, acesso nosso material e descubra todos os segredos.

3. Vender e-books e livros impressos igualmente

Apesar dos livros digitais ganharem o gosto pelos leitores, os queridos livros impressão estão longe de acabar. Para nós autores é maravilhoso ter edições para colocar em nossa estante, ou ainda, autografar e enviar aos leitores, um charme que os digitais nunca terão.

Kindle Direct Publishing oferece um serviço chamado KDP Print ( anteriormente conhecido como Createspace e já desatualizado ), que gerencia a impressão sob demanda. Os autores fazem upload de arquivos impressos específicos e podem começar a vender cópias físicas na sua conta KDP.

Em resumo, na Amazon é possível vender livros físicos e digitais pelo mesmo gerenciador. Entenda que esses livros as vezes podem não ter uma qualidade excepcional, mas para quem está começando e não tem dinheiro para investir é uma ótima opção.

4. Acesso a ferramentas de marketing sensacionais

Quando publicar por conta própria, não espere que os algoritmos façam todo o trabalho por você. O Marketing está em suas mãos, mas a Amazon oferece algumas opções de ferramentas de marketing para te ajudar.

A primeira opção é patrocinar seu livro como um anúncio dentro da plataforma para parecer nas páginas de títulos semelhantes.

Guia para KDP |  Produtos patrocinados na loja Kindle
Livro anunciado em box na parte inferior do anúncio normal do livro Outlander.

Fora a publicidade paga, o Kindle Direct Publishing oferece opções promocionais gratuitas para impulsionar as vendas do seu livro, que são:

  • Kindle Unlimited – serviço baseado em assinatura da Amazon.
  • Promoções gratuitas no Kindle – Acelere os downloads, disponibilizando seu livro gratuitamente por até cinco dias.
  • Ofertas de contagem regressiva – Você pode dar um desconto no preço do seu livro para ser promovido nas ofertas de contagem regressiva.

Agora que falamos das vantagens, nada mais justo que apresentar as desvantagens em se inscrever no KDP Select.

Quais são as desvantagens da publicação KDP?

Você que está pensando em publicar na Amazon, conheça alguns pontos de atenção antes de colocar seu livro de fato na plataforma.

1. Taxa de royalties de 70% do KDP

A maior vantagem da autopublicação é a taxa de royalties. Entretanto na plataforma para você se enquandrar em ganhar 70% do valor do seu livro, algumas regras precisam ser obedecidas.

Para obter 70%,

  1. O preço deve estar entre R$5,99 e R$24,99 para poder receber royalties de 70% para vendas na Amazon.com.br.
  2. Você não terá 70% em todos os territórios.
  3. Seu eBook não deve ser de domínio público.
  4. Seu e-book deve fazer parte do KDP Select. Opção obrigatória para vendas aqui no Brasil se você quiser royalties de 70%.
  5. Você concorda em permitir que os compradores emprestem sua cópia de livro.

2. Para ser KDP Select, você não pode vender seu e-book em outro lugar

Quer usufruir de todas as ferramentas de marketing, tenha em mente que para se inscrever no KDP Select, você deve vender seu livro exclusivamente pela Amazon.

Se for seu primeiro livro não é lá grande coisa. Mas você também pode trazer seu livro publicado em alguma editora que você encerrou o contrato para a Amazon – pronto, você está novamente no mercado literário.

3. O monopólio de Bezos

Vamos ser sinceros, a Amazon está dominando diversos setores, com o império de Jeff Bezos absorvendo fatias maiores do mercado e deixando muitos livreiros e pequenas editoras de cabelo branco (sim, a Amazon vende os livros físicos mais barato que os livreiros de fato compraram, o que gera um problema gigantesco).

Mesmo que a gente contribua com um mercado que está prejudicando outras pessoas, também sabemos que é muito difícil ser publicado em editoras, sem ser cobrado por valores absurdos ou propostas desfavoráveis.

Se por um lado estamos contribuindo com um mercado duvidoso, também estamos ganhando uma oportunidade de ser publicado sem depender de terceiros, o que é algo também a se por no papel.

Mas é aquilo, todo autor tem sonho de ver seu livro em mídia física, cheirar o livro, abraçar o livro e autografar para os amigos. Então aqui está mais uma desvantagem da publicação no KDP.

Recursos para publicar na KDP

Se você quer desbravar a Amazon e lançar seu livro na plataforma, posso te ajudar no caminho com alguns conteúdos interessantes que você precisará nessa jornada:


Para obter apoio na otimização da sua estratégia de marketing digital e divulgação do seu livro, acompanhe aqui no Escrita Selvagem os macetes para mandar bem na publicação do seu livro.

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Escritor. Especialista em Busca Orgânica & Marketing. Leitor apaixonado por fantasia e ficção científica.

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